segunda-feira, 7 de maio de 2007

Aberto oficialmente o Celacom 2007

Era grande a espera e a expectativa por parte dos participantes do Celacom 2007, para o início do evento. Na tarde desta segunda-feira, foram abertos os trabalhos com a exibição dos primeiros temas. A abertura oficial porém, que inicialmente estava marcada para a tarde, ocorreu a partir das 19h, devido ao atraso do vôo do coordenador geral do Congresso, José Marques de Melo.

A solenidade contou com a presença do reitor da Universidade Católica de Pelotas, Alencar de Melo Proença e do diretor da Escola de Comunicação Social da UCPel, Jairo Sanguiné Jr. Na ocasião deram destaque à importância do evento para a Universidade, e ainda, aproveitaram para homenagear o pesquisador argentino Eliseo Verón. O coordenador do Celacom em Pelotas, Antônio Heberlê, enfatizou o evento como o maior da história da Escola de Comunicação da UCPel, e afirmou que o mesmo vem como um prêmio, no momento em que o curso de jornalismo da Universidade completa 50 anos.

Para o coordenador geral do Celacom, José Marques de Melo, é de extrema importância que o Congresso seja feito fora do estado de São Paulo. " É uma honra para nós da organização estar realizando o Celacom na cidade de Pelotas, onde a UCPel é um marco no curso de Comunicação Social," declarou o jornalista.

Após a solenidade de abertura, as palestras foram o foco para atrair a atenção de centenas de estudantes e profissionais da área de comunicação que lotaram o auditório central da UCPel. Destaque para o mexicano Gustavo Adolfo Leon Duarte (foto), que durante aproximadamente 40 minutos falou sobre a importância da comunicação em buscar uma afirmação ético-política. " É preciso dar um enfoque multidisciplinar com forte posicionamento na cultura popular latino americana." comentou.

A professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, analisou os cursos de comunicação social, desde suas origens até as mudanças atuais. Mostrou para os participantes a evolução do currículo universitário e as diversas atividades realizadas em todas as áreas da comunicação.

Texto: Marcelo De Bona
Foto: Daniel Trzeciak


Nenhum comentário: