segunda-feira, 7 de maio de 2007

Jornalismo a procura de sua função

Ainda na tarde de segunda-feira, durante o CELACOM 2007, tivemos a palestra do professor Welington Pereira da (UFPB - Jõao Pessoa - PB). Tendo como foco para que serve o jornalismo. Seria a prosa do mundo. Contar e relatar através de informações oque acontece em todos os continentes.

"A imprensa da região sudeste tenta fazer o modelo da imprensa nacional", disse o professor Welington Pereira, da Universidade Federal de João Pessoa da Paraíba. Com isso as outras regiões do país, seguem um modelo de telejornais e de noticiários feitos pelo eixo Rio-São Paulo.
O jornalismo é anunciativo, com a diminuição dos elementos de reportagem, com o mau uso da narração e das vozes. "Não se é averiguado a veracidades das informações com todos os seus lados", declarou Welington Pereira. Além de sofrer a influência do modelo econômico norte americano.

Cabe ressaltar que é possível falar de diversas formas e maneiras. Ao ponto de nenhuma narrativa ser inocente, mas dialógica. "As reportagens são pobres no Brasil sem um foco narrativo, as narrações são deixadas de lado, mais o acúmulo de notícias, doque reflexão dos fatos", concluiu o professor Pereira.
Outro ponto importante em relação aos textos publicados nos jornais. Não se pergunta aos leitores se você entendeu os gêneros, só se pergunta se você ouviu, ou viu. "O jornalismo na parte escrita não evoluiu está nas mãos dos anúncios de acontecimentos e da economia", finalizou Welington.

Texto: Diones Forlan
Foto: Carolina Graziadei

Nenhum comentário: