segunda-feira, 7 de maio de 2007

A Magia da Comunicação

Os temas abordados no XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação, não impõe limites de aprendizado. O português e o espanhol das palestras são transferidos para a língua de sinais. Quem ganha, é a Comunicação.

Quando o Celacom começou, Diogo Souza Madeira (foto) estava atento. O estudante de Jornalismo da Escola de Comunicação Social (ECOS) da UCPel é surdo. No sexto semestre do curso, os colegas já se habituaram com a presença de um intérprete de libras ao lado de Diogo. A atenção e a crítica do aluno, deixam grandes lições para os demais. "Desde quando o vi em sala de aula, percebi o seu esforço e atenção. Isso é maravilhoso. Refleti sobre isso e passei a me dedicar mais e reclamar menos", destaca Carol, aluna do sexto semestre de Jornalismo da UCPel.

No momento em que Gustavo Adolfo Leon Duarte, expositor mexicano, começou sua palestra, quem teve trabalho dobrado foi Felipe dos Santos. Há cinco anos ele trabalha como intérprete de Libras. Com a explanação do mexicano, Felipe teve que traduzir mentalmente o espanhol para o português e simultaneamente passá-lo para a língua de sinais. Mas isso não é problema para o profissional. A alegria de fazer com que a comunicação não pare é o que importa. "Acho que nem traduzo para o português. Vai do espanhol direto para a língua de sinais. Não percebo isso, é automático", declarou.

Felipe reveza entre uma palestra e outra com Maite Maus da Silva. Segundo ela, o Brasil é o único país que oficializou as Líbras como a segunda língua oficial. No entanto, ambos concordam que a língua de sinais deveria ser mais valorizada por todos. "Você repórter, por exemplo, deveria entrevistá-lo diretamente, e não depender de uma terceira pessoa", analizaram. De fato, além de ser a segunda língua oficial do país, seu estudo deveria ser obrigatório.

O primeiro dia revelou a magia de que na comunicação não há limites. Bom para Diogo, que vai para casa com a certeza de ter aprendido o mesmo que qualquer outro que assistiu ao Celacom nesta segunda-feira.

Na internet você pode aprender mais sobre a língua de sinais, acesse:

Texto e Foto: Giacomo Bertinetti

Nenhum comentário: