quarta-feira, 9 de maio de 2007

Último dia de Celacom na UCPel




Publicidade versus ciência. Este foi o tema da palestra de abertura no último dia do Celacom. A professora da Universidade Metodista, Elizabeth Gonçalves falou sobre as análises elaboradas dentro dos ensinamentos de Eliseo Verón.

A professora apresentou o estudo dos conteúdos publicitários da revista científica Scentific American e explicou como devem ser feitas as campanhas dentro de um veículo de comunicação deste segmento.

Ela ressaltou que as campanhas publicitárias não devem ser misturadas ao conteúdo das matérias. “O leitor não quer ser interrompido enquanto lê um artigo”, enfatizou. Por esse motivo os anúncios da Scentific Americamn estão colocados sempre nas primeiras páginas.

No entanto, o fazer publicitário da revista busca primeiro detectar o tipo de leitor antes de vender um anúncio. Das 98 páginas da publicação, 10% são destinadas à publicidade. Além disso, os anunciantes geralmente têm ligação ou afinidade com o meio científico.

Dentro desse tipo de publicação, a imagem tem a função de ilustrar, ou desfazer ambigüidade e não a intenção de informar. A revista procura sempre sugerir que o leitor faça sua interpretação ao invés de interpelar ou impor opinião.

“Os ensinamentos do Argentino Eliseo Verón, são de grande importância e dão aos receptores qualidade nas mensagens recebidas,” concluiu.

Texto: Luiz Otávio Soares

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