segunda-feira, 7 de maio de 2007

Celacom inicia com palestra sobre os gêneros comunicacionais.


Exatamente às 14h50min desta segunda-feira, começaram as palestras, colóquios e discussões do 11º Colóquio Internacional sobre a Escola Latina Americana de Comunicação (Celacom). A abertura oficial que seria realizada às 14h foi transferida para as 19h, esperando a presença do diretor da Escola de Comunicação Social, Jairo Sanguiné Jr, José Marques de Melo e Antonio Heberlê, coordenadores do Celacom.

A professora Ana Maria Fadul, da Universidade Metodista de São Paulo foi a primeira palestrante do evento. Ela discutiu e abordou os gêneros comunicacionais: teoria e prática.

Formatos patenteados, games e reality shows, culto e cópia dos programas estrangeiros foram questões explanadas e explicadas com clareza e propriedade por Ana Maria. A professora afirma que é uma tarefa necessária para a TV brasileira que haja uma reforma nas grades de programação. “Temos muito do gênero de ficção em um curto período de programação”, disse a respeito principalmente da seqüência de telenovelas em horários muito próximos.

O estudo dos gêneros televisivos dentro das Universidades também foi abordado na palestra, “não se estudam os gêneros nem as suas classificações dentro das Universidades”, diz a professora acerca principalmente dos programas de televisão. Para ela o grande fluxo de programas que estão dentro da programação da TV deve ser organizado dentro da grade de programação das emissoras.

Segundo a professora as quatro categorias de gêneros: Ficção, entretenimento, informação e responsabilidade social tem de ser melhor exploradas pelas emissoras. Uma discussão em forma de plenário encerrou a primeira palestra do evento.

Texto: Luiz Otávio Soares.
Foto: Daniel Trzeciak

Nenhum comentário: