terça-feira, 8 de maio de 2007

Consolidação do telejornalismo foi tema da segunda noite do Celacom



A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ana Carolina Temer, abriu o colóquio da noite de terça-feira abordando o Jornalismo na televisão. Durante pouco mais de 20 minutos, destacou a consolidação do telejornalismo na televisão brasileira e a proximidade deste gênero com o público.

“O primeiro telejornal foi apresentado logo após a inauguração da TV”, lembrou para a platéia de aproximadamente 300 participantes.

Com a popularização do telejornalismo, a TV deixou de ser somente entretenimento, passando também a informar as diversas camadas da sociedade e pautando as conversas cotidianas.

No entanto, a programação de televisão tem um planejamento complexo. “Fazer um telejornal tem um preço muito alto, o que exige estratégias na programação”, disse. Entre elas está a inserção dos telejornais entre as novelas, o que atrai audiência e vende publicidade.

Como características do jornalismo televisivo exemplificou a capacidade de misturar entretenimento e informação, o que o torna popular. “Uma emissora sem telejornalismo não tem credibilidade junto aos anunciantes. Este é um espaço onde as pessoas querem se ver representadas”, declarou.

Texto: Luis Otávio Soares
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: