quarta-feira, 9 de maio de 2007

Vinícius Andrade contagia o público com a palestra cultura digital trash


No último dia de cobertura do CELACOM, organizado pela Escola de Comunicação Social, na manhã fria de quarta-feira em Pelotas, no auditório do Campus I da Universidade Católica de Pelotas, teve a participação do professor Vinícius Andrade Pereira da (ESPM/SP/RJ-UERJ-RJ), contagiando o público com trechos de um vídeo ilustrativo, mostrando as evoluções da cultura digital trash. Abrindo um espaço para reflexão das linguagens, comportamentos e desafios para o campo da comunicação na era da internet. Levando em consideração o contéudo, colaboração e a conexão a todo tempo sobre tudo que acontece ao nosso redor em todo o mundo.

"A internet muda o comportamento das pessoas. Você com muito pouco poderá gerar conteúdos na rede", disse o professor Vinícius Andrade. Poderia se levar em conta, se o conteúdo é relevante. Tendo em vista um conjunto absurdo de conteúdos, excessivo e repetitivo uso de lingugens novas, que vão mudando a estética, principalmente pelos jovens.

A todo tempo bandas, lançam as suas músicas primeiramente na internet, antes de gravarem o seu cd. "Pessoas divulgam no blog e falam oque quiserem, e ficam a disposição de outras os depoimentos na rede", declarou Vinícius Andrade. Para o professor, isso acarreta muita propaganda na internet e formas equivocadas de linguagens imergentes. Além de novas provas de comunicação em experimentação, a todo momento na era do surgimento de novas tecnologias digitais.

Também a apropriação de novas tecnolgias de linguagem. No caso das agências de publicidade, usam trechos de filmes ridicularizados para divulgar um produto, com novas linguagens fora do padrão normal estudado pelos teóricos da comunicação. "Muito facilmente produzir qualquer produto com humor, passagens de filmes, afetando a teoria das linguagens tradicionais", declarou Vinícius Andrade.

Textos com notícias e alguns vídeos, que mudam a produção e o contexto de um lugar. Muitas linguagens publicitárias, textos engraçados, personagens extorvertidos e robotizados, pessoas que encenam através de um mini filme, com uma história para conseguir chegar no final mostrando o produto. "É complicado que hoje em dia é deixado de lado a produção que é dita pelo professor, e os alunos passam a adotar a elaboração, sem embasamento teórico feita pelos jovens que está sendo colocada na rede", finalizou Vinícius Andrade.

Texto: Diones Forlan
Foto: Felipe Machado

Um comentário:

Gabriela Torales disse...

Primeiro, achei muito bom o blogger relacionado ao Celacom, porquê divulga o evento para todos os internautas. A palestra do Professor Vinícius foi muito interessante e bem articulada, já que ele conciliou o teórico à imagem visual, facilitando o entendimento a todos. Parabéns Celacom e ao professor!!