quarta-feira, 9 de maio de 2007

Elias defende a importância da Universidade


O último expositor do terceiro dia do Celacom foi Elias Machado, Jornalista e Professor da UFSC. Ainda tratando da Tipologia da Internet como seus colegas de mesa, Elias falou sobre a descentralização dos conteúdos, ciberespaço e o capitalismo que “entra” em todos os segmentos.


Ao começar sua exposição o professor focou na descentralização da produção em seus conteúdos e as características próprias de cada um. Um tema também abordado foram os blogs que seriam plataformas tecnológicas, permitindo interações sócias, para ele os blogs servem também como formas de narrativas novas que estão aparecendo, assim destacando alguns formatos e gêneros.


Já no campo do ciberespaço mais especificamente em redes, o pesquisador caracterizou-as como simétricas e assimétricas alem de poderem não ser democráticas, “não devemos nos associar apenas como usuários e simples espectadores”, disse o palestrante em alusão aos setores da sociedade que não se integram a esta nova realidade, diferentemente das universidades que servem de laboratórios de pesquisa e que instiga o aparecimento de novas tecnologias. O capitalismo que esta em todos os segmentos, sendo todas as praticas sendo formadas em mercantilistas.


O jornalista Elias Machado finalizando sua explanação deixou um alerta aos estudantes e profissionais que ocupavam as cadeiras do auditório Jandir Zanotelli “enquanto a Universidade fizer pesquisa ela será insubstituível”.




Mais informações:
http://www.facom.ufba.br


Texto: Matheus Vaucher
Foto: Felipe Machado

Nenhum comentário: