segunda-feira, 7 de maio de 2007

CELACOM 2007 tem o seu início

No primeiro dia do CELACOM 2007 no campus da Universidade Católica de Pelotas, organizado pela Escola de Comunicação Social, tivemos como palestrante o professor Manuel Carlos Chaparro da (USP-São Paulo). Esta, ocorreu antes da cerimônia de abertura oficial do XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação. No qual, enfoca os gêneros utilizados pelo jornalismo.

Os gêneros são agrupamentos de espécies semelhantes. Pertencem a forma do discurso. O jornalismo se constrói em opinião e informação. A notícia é o produto da venda. Impondo a própria perspectiva e opinião. Além de possuir o sistema da narração, usando as idéias, para propor em idéia as significações, e o sistema da argumentação, aonde se usa as informações. "Os significados, é o que se busca no jornalismo, harmonia doque se escreve com as informações que são retratadas ao decorrer do fato", disse Manuel Carlos Chaparro, professor da (USP-São Paulo).

Para Chaparro, o jornalista antes de fazer uma matéria tem a necessidade de obter informações, razões, ponto de vista e ajuizamentos, fatores estes indispensavéis e inevitavéis para o jornalismo. Mas lembrando, também de ter a combinação da narração com a informação. Sendo os gêneros dividos entre o relato - que são reportagens e entrevistas - e o comentário - que são artigos e crônicas -. Tendo uma linguagem perfomativa e relacionada a ações. "Os jornalistas decidem o que é mais importante", concluiu.

Texto: Diones Forlan
Foto: Carolina Graziadei



Nenhum comentário: