terça-feira, 8 de maio de 2007

José Carlos Aronchi abordou gêneros e formas na televisão brasileira




O segundo dia de cobertura do CELACOM 2007, promovido pela Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas, teve início com a palestra do professor José Carlos Aronchi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, com o foco: gêneros e formatos na televisão brasileira.

Primeiramente José abordou, "A pauta é associada ao patrocinador", as matérias veiculadas nos meios de comunicação, antes mesmas de serem divulgadas, são analisadas ao ponto de não irem contra aos interesses da emissora e dos anunciantes. O jornalismo tem a função de entreter, informar, educar e propagar. Sendo como objetivo de ponto de partida o entretenimento, "primeiro o jornalista tem a função de entreter, se não irá para a rua o profissional", disse o professor José Carlos Aronchi, da Universidade Fedral de Natal do Rio Grande do Norte.

Os elementos de entretenimento na televisão ficam reféns do cenário, figurinos, cabelos e maquiagem. Além de serem trabalhados para prender o telespectador no telejornal. Também é necessário hoje em dia, com o surgimento das novas tecnologias, a utiização do telepronter pelo âncora de um telejornal, ao qual facilitará para se ter uma melhor qualidade das informações a serem passadas nos meios de comunicação. "São detalhes, que influenciam a aceitação dos telespectadores a um telejornal", declarou Aronchi.

Outro ponto a ser analisado é a programação, relacionada a horários, pesquisa de audiência e estratégia de cada rede. Se observa pela manhã programas infantis e femininos, a tarde programas com o público alvo o feminino. "A horizontabilidade da programação da certo, porque todo o dia os telespectadores assistem a mesma coisa no mesmo horário. Não é viável, se ter a mudança na programação, devido ao Brasil ser um país de baixa renda", afirmou Aronchi. Conforme o professor argumentou, o público não tem opções de lazer. Certos programas são colocados no ar para ditar a fase de experimentação em um certo horário, sendo passado o mesmos programas para diversas regiões. Outro detalhe relevante, as pessoas se acostumam com a mesma seqüência diariamente, novela, novela, telejornal, novela, (minisérie, filme ou futebol).

Ainda a destacar os fatores de definição da programação, alguns aspectos relevantes levados em consideração, audiências de pesquisa, o tipo de estatal ou privada, disponibilidade de recursos econômicos, conjuntos de programas e a imagem da emissora. "É preciso saber se o meio de comunicação irá querer comprar uma briga com o governo, devido a tv ser concessão do mesmo", concluiu José Carlos Aronchi.

Texto: Diones Forlan
Foto: Divulgação

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